Publicidade

Arqueólogos encontram “Cristo, nascido de Maria” inscrito em antigo vale

Tocando Agora: Carregando…

Comapartilhe:

Inscrição de 1.500 anos foi encontrada no Vale de Jezreel.

Inscrição de 1.500 anos foi encontrada no Vale de Jezreel.

Arqueólogos israelenses encontraram uma inscrição de 1.500 anos, durante escavações do Vale de Jezreel, onde aparece uma citação a Jesus Cristo. A inscrição em grego foi encontrada em uma pedra que pode ser os restos de uma igreja.

A inscrição diz: “Cristo, nascido de Maria. Esta obra do bispo mais temente a Deus e piedoso [Theodo] sius e do miserável Th [omas] foi construída desde a fundação … Quem entra deve orar por eles.”

Segundo a Dra. Leah Di-Segni, pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, a frase “Cristo nascido de Maria” era usada pelos cristãos da época para proteger contra o mau-olhado. O mau-olhado é uma antiga maldição originária da Grécia e de Roma que muitas culturas acreditam que causará infortúnio em indivíduos desavisados.

“A inscrição saúda os que entram e os abençoa. Portanto, é claro que o edifício é uma igreja, não um mosteiro: as igrejas saudavam os crentes na entrada, enquanto os mosteiros tendiam a não fazer isso”, explicou o Dr. Di-Segni.

Teodósio, a quem o texto se refere, foi um dos primeiros bispos cristãos. Os pesquisadores dizem que ele era o arcebispo regional da metrópole de Bet She’an, à qual pertencia et-Taiyiba.

“Esta é a primeira evidência da existência da igreja bizantina no vilarejo de et-Taiyiba e se soma a outras descobertas que atestam as atividades dos cristãos que viviam na região”, disse o Dr. Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Fonte: Gospel Prime

Comapartilhe:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© Copyright  2022 – Rádio Aviva 7

Desenvolvido por – Tiago Cruz