O óleo de copaíba, ou bálsamo de copaíba, é um produto resinoso extraído do tronco da copaibeira, uma árvore da espécie Copaifera officinalis, com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizante, analgésicas e expectorantes, sendo indicado para ajudar na cicatrização de feridas, tosse ou para aliviar os sintomas da artrite, por exemplo.
Além disso, o óleo de copaíba também é usado em diversas pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes, assim como em loções, shampoo anti-caspa, produtos para cuidado oral e acne, sabonetes e produtos para higiene íntima.
O óleo de copaíba pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais na forma de cápsulas ou óleo essencial e seu uso deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais e produtos naturais.
Para que serve?
O óleo de copaíba é rico em sesquiterpenos, como beta-cariofileno e beta-bisaboleno, que são as substâncias ativas responsáveis pelas suas propriedades cicatrizantes, antissépticas, antibacterianas, diuréticas, anti-inflamatórias, expectorantes, analgésicas, antirreumáticas e antidiarreicas.
As principais indicações do óleo de copaíba são:
Cicatrização e desinfecção de feridas;
Tosse e bronquite;
Gripes e resfriados;
Diarréia;
Infecção nos rins ou uretra;
Cistite;
Problemas de pele como psoríase ou eczema;
Micoses de pele;
Urticária;
Hemorróida;
Artrite reumatóide;
Tendinite.
O óleo de copaíba também pode ser utilizado para combater infecções que podem ser transmitidas por via sexual, principalmente a herpes genital e a sífilis.
Além disso, alguns estudos indicam também que o óleo de copaíba apresenta propriedades que têm demonstrado serem eficazes para auxiliar no tratamento de diferentes tipos de câncer e da tuberculose. No entanto, ainda são necessários mais estudos que confirmem essas propriedades.
Como usar
O óleo de copaíba pode ser usado na forma de óleo essencial ou em cápsulas. As principais formas de usar o óleo de copaíba são:
Óleo essencial de copaíba (para uso oral): adicionar 1 gota do óleo essencial de copaíba em um copo com água, suco ou em uma xícara de chá e beber 1 vez ao dia, para ajudar em problemas digestivos, respiratórios ou fortalecer o sistema imunológico;
Óleo essencial de copaíba (para uso externo): misturar 1 ou 2 gotas do óleo essencial de copaíba com outro óleo vegetal, como o de amêndoas ou de côco, e aplicar sobre a pele 1 vez ao dia;
Óleo essencial de copaíba (para inalação): aplicar 3 a 4 gotas do óleo essencial de copaíba no difusor ou vaporizador e inspirar o vapor, 1 vez ao dia, para ajudar a melhorar problemas respiratórios como asma ou bronquite;
Cápsulas de óleo copaíba: tomar por via oral 1 cápsula de 250 mg de óleo de copaíba até 2 vezes por dia.
A duração do tratamento com óleo de copaíba depende da orientação e indicação médica.
Possíveis efeitos colaterais
O óleo de copaíba é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por via oral ou utilizado sobre a pele nas doses recomendadas. No entanto, quando consumido ou utilizado em quantidade excessiva, pode causar alguns efeitos colaterais que incluem dor de estômago, náuseas, vômitos, diarréia, tremor, insônia, vermelhidão ou coceira na pele.
Quem não deve usar
O óleo de copaíba não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.
Fonte: tuasaude.com
Comments