Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Frutos da erva-mate contêm propriedades que podem ser benéficas para a saúde e para uso comercial - Rádio Aviva 7


Café com Fé
No comando: Café com Fé

Das 07:30 às 09:00

Manhã Aviva 7
No comando: Manhã Aviva 7

Das 08:00 às 11:00

Palavras de Vida
No comando: Palavras de Vida

Das 12:30 às 13:30

Programação Musical
No comando: Programação Musical

Das 18:00 às 08:00

Chamada Final
No comando: Chamada Final

Das 19:00 às 20:30

Frutos da erva-mate contêm propriedades que podem ser benéficas para a saúde e para uso comercial

Estudo feito na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul apresenta possíveis benefícios dos frutos, que costumam ser descartados.

O chimarrão leva, tradicionalmente, apenas dois ingredientes: folhas e talos de erva-mate e água quente. Para a produção da erva-mate para chimarrão, as folhas da planta Ilex paraguariensis St. Hil passam pelo sapeco, secagem e, finalmente, são moídas em diferentes tamanhos. Neste processo, os frutos são descartados, pois podem deixar o chimarrão amargo. Pensando em alternativas de uso para este resíduo, surgiu, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, a ideia de estudar as propriedades dos frutos da erva-mate. Uma pesquisa do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizada por Yuri Eduardo Mendes Gandin, sob orientação do professor Ernesto Quast, constatou que os frutos desta planta têm diversas propriedades benéficas para a saúde e que também podem resultar em produtos comerciais inovadores.

Os resultados do estudo revelaram que as saponinas são encontradas em concentrações mais altas em frutos verdes e permanecem estáveis mesmo a 110°C. Neste caso, há potencial para extração destes compostos para usos medicinais, como para o controle do colesterol, assim como na agricultura, para a produção de pesticidas biodegradáveis. Os frutos verdes também apresentaram propriedades antioxidantes elevadas, que podem ser benéficas para a prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo. Já as antocianinas, mais abundantes nos frutos maduros, são altamente sensíveis ao calor e são mais bem preservadas a 60°C. Seu uso mais comum é como corante para alimentos.

A composição química do óleo extraído das sementes dos frutos foi estudada pela primeira vez. A pesquisa constatou a presença de ácidos graxos: 43,11% de ácido linoleico (ômega-6), 37,68% de ácido oleico (ômega-9) e apenas 19,21% de gorduras saturadas. Na comparação com outros óleos, como de soja ou girassol, o óleo da semente de erva-mate apresenta maior teor de gordura insaturada, o que o torna uma boa opção para o uso em alimentos saudáveis, assim como em cosméticos.

Mais informações em: https://encurtador.com.br/0jXPq

Deixe seu comentário: